Acordo de Utilização Serviço Barclaycard Online

Segurança

O nosso Compromisso

O WiZink Bank, privilegia os assuntos relativos à segurança na internet.

Dispõe para isso de uma moderna tenologia bem como de controlos adequados que incidem aos diversos níveis: utilização de comunicações seguras, realização regular de testes de intrusão/análises de monitorização, são alguns dos mecanismos de controlo que o banco utiliza para assegurar a devida segurança aos Clientes Barclaycard Online.

Contudo, devido à evolução da sofisticação das fraudes na internet, algumas delas recentemente publicadas na imprensa, torna-se importante alertar os nossos Clientes para um conjunto de medidas que deverão observar por forma a garantirem, pelo seu lado, uma operação correta e segura.


Proteja o seu computador

Instale um programa antivírus e mantenha-o permanentemente atualizado. A maioria destes disponibiliza atualizações gratuitas pela internet de forma a garantir uma proteção permanente contra os novos vírus que surgem.

Instale uma Firewall no seu computador. Só desta forma, poderá filtrar e controlar o tráfego que entra e sai do seu computador, enquanto estiver ligado à internet. A última versão do Windows XP - SP2 (service pack 2) - já integra uma FireWall melhorada relativamente à versão anterior bem como um conjunto de melhorias ao nível da segurança do computador quando está ligado à internet.

O download desta atualização pode ser feito no site da Microsoft gratuitamente para quem já tem uma licença do Windows XP.

Utilize sempre software devidamente licenciado e efetue regularmente a atualização do sistema operativo bem como do “browser” que utiliza. Instale as últimas atualizações dos principais fabricantes, de acordo com o software que utiliza.

Proteja os seus códigos de Segurança

O Barclaycard Online já dispõe de meios de controlo sobre a composição dos seus códigos de segurança. No entanto, alertamos para os seguintes princípios que deverá ter sempre em conta:

Nunca digite os seus códigos de segurança, a não ser no site seguro do Barclaycard Online . Não os divulgue nem os escreva de forma a poderem ser consultados por terceiros: por exemplo, em e-mails.

Mantenha sempre os seus códigos de segurança reservados. Não os divulgue mesmo que solicitados em nome do Barclaycard ou WiZink Bank. O WiZink Bank, em circunstância alguma, solicitará os códigos de segurança aos seus Clientes. Caso receba algum pedido de informação relativo aos seus códigos de segurança, via e-mail ou qualquer outro meio, não responda e informe, de imediato, o banco (tratando-se de um pedido via e-mail, deverá reenviá-lo para o Banco, através do email fraude@barclaycard.pt e apagá-lo de imediato do seu computador).

Não escolha códigos de segurança de fácil deteção. Embora o Barclaycard Online já valide algumas combinações como sequências, repetições de carateres, ou conjugações do próprio código de utilizador, deverá também evitar códigos como: clubes de futebol, nomes próprios, ou outras que possam ser de fácil dedução. Caso o seu browser (Internet Explorer, Netscape ou outro) tenha a opção para guardar as “passwords”, deve assegurar que esta está desativada.

Ao utilizador o Barclaycard Online

Nunca aceda ao Barclaycard Online utilizando links de outros sites. Utilize sempre apenas os links disponibilizados no site do Barclaycard.

Utilize sempre um computador cujos acessos/utilizações sejam da sua confiança. De outra forma poderá ser alvo de terceiros mal intencionados e expor os seu códigos de segurança ou mesmo a informação que acede via Barclaycard Online.

Atente à data/hora relativa ao último acesso registado com o seu utilizador. Caso detete alguma irregularidade contacte de imediato o Banco.

Nunca abandone o seu computador ligado numa sessão Barclaycard Online. Lembre-se sempre de desativar a sessão segura, utilizando o botão "Sair" antes de se afastar.


Proteja-se na Internet

Evite aceder a links aparentemente sedutores, por exemplo: serviços, programas, jogos ou quaisquer outras ofertas gratuitas e recuse sempre que lhe forem solicitadas permissões para a instalação de qualquer tipo de aplicativo, plug-in, etc.

Seja prudente e não abra e-mails de origem duvidosa/desconhecida. Nem abra ou execute qualquer tipo de ficheiro que venha anexo à mensagem e, sobretudo, nunca revele qualquer tipo de informação pessoal, mesmo que solicitada por uma fonte aparentemente legítima.

Não execute nem faça download de programas, jogos, etc que não tenha a certeza do seu conteúdo e origem.

Saiba mais