Plano Proteção de Pagamentos


Perdeu o emprego? Está doente? Como vai pagar o seu cartão de crédito Barclaycard? Não se preocupe! Por um prémio mensal de apenas 0,76% sobre o seu saldo mensal em dívida, o Plano Proteção de Pagamentos dá-lhe todas as garantias para que tenha os pagamentos do seu cartão de crédito Barclaycard seguros, nestas situações.

Em caso de Morte ou Invalidez Absoluta e Permanente o Plano de Proteção de Pagamentos cobre a totalidade da dívida do seu cartão de crédito.

Em caso de Desemprego (trabalhadores por conta de outrem incluindo funcionários públicos), Hospitalização (trabalhadores por conta própria) e Incapacidade Total Temporária o Plano Proteção de Pagamentos cobre 10% do seu saldo em dívida durante 12 meses consecutivos ou 18 repartidos.

Assim, se o seu cartão de crédito Barclaycard apresentar um saldo mensal em dívida de €50, por apenas €0,38 por mês poderá usufruir do Plano Proteção de Pagamentos.

Esta informação destina-se ao titular de um Cartão de Crédito Barclaycard e que mediante adesão ao Seguro através da Proposta de Adesão ou adesão posterior estará, portanto, seguro pela apólice C37977, no que respeita ao Cartão de Crédito Barclaycard.

A adesão à Apólice é independente e opcional. As condições descritas de seguida são na generalidade aplicáveis de igual forma às apólices, exceto nos casos em que expressamente se discriminam diferentes termos.

Condições de elegibilidade:

  • Ter entre 18 anos e 64 anos de idade (inclusive);
  • Ser residente em Portugal;
  • Não ter estado, nos últimos 12 meses, parcial ou totalmente incapacitado para o trabalho devido a doença ou acidente, por mais de 30 dias, consecutivos ou não, ou hospitalizado, por mais de 7 dias, consecutivos ou não
  • Não estar sujeito a controlo ou acompanhamento médico regular;
  • Não estar, à data da adesão ao seguro, em situação de desemprego e desconhecer uma possível passagem a esta situação, suspensão com ou sem perda de retribuição, licença ou situação de reforma ou pré-reforma;
  • Caso seja trabalhador por conta própria: exercer uma atividade profissional remunerada;
  • Apenas para a Cobertura de Desemprego Involuntário para Trabalhadores por Conta de Outrem: possuir um contrato de trabalho, com um mínimo de 16 (dezasseis) horas semanais.


Caso cumpra as condições acima mencionadas o WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U – Sucursal em Portugal considera que o Plano Proteção de Pagamentos vai ao encontro das suas necessidades e, por isso, recomenda que o subscreva. Informamos que o Prémio é cobrado com uma periodicidade mensal, e inclui taxas e impostos à taxa legal em vigor. Não existem quaisquer outros encargos, comissões ou despesas.

O prémio é cobrado através da sua conta-cartão e estará refletido no extrato mensal da sua conta-cartão sob a forma de uma transação devendo o seu pagamento ser feito mensalmente. A sua adesão a este plano poderá ser cancelada durante os primeiros 30 (trinta) dias após a data de ativação do seu Seguro Plano Proteção de Pagamentos, sendo que qualquer montante debitado durante esse período lhe será devolvido.

Qualquer dúvida ou esclarecimento relacionado com a contratação e procedimentos associados ao seguro objeto deverá ser contactado o Barclaycard através do nº 707 780 808, ou os Seguradores.

1. Coberturas

1.1 No âmbito destas apólices a Pessoa Segura beneficia das coberturas de:

  • Morte;
  • Invalidez Absoluta e Permanente (“Invalidez”): Incapacidade que, após completa consolidação, por um período de 12 (doze) meses, tenha carácter definitivo e impossibilite a Pessoa Segura de exercer qualquer ocupação remunerada;
  • Incapacidade Total Temporária (“Incapacidade”): Impossibilidade física total e temporária, susceptível de constatação médica, de a Pessoa Segura exercer profissão habitual.
  • Desemprego de trabalhadores por conta de outrem (“Desemprego”): Situação da Pessoa Segura que, sendo titular de um contrato individual de trabalho, passa para uma situação de inexistência total e involuntária de emprego, estando com capacidade e disponibilidade para o trabalho, comprovada através da inscrição no Centro de Emprego da área de residência, desde que não tenha recusado emprego alternativo.
  • Hospitalização de trabalhadores por conta própria (“Hospitalização”): Estadia da Pessoa Segura num hospital, em regime interno, por um período superior a 24 (vinte e quatro) horas completas..


1.2. Em caso de Morte ou Invalidez Absoluta e Permanente da Pessoa Segura ocorrida durante a vigência do contrato:
O Segurador pagará ao Beneficiário o saldo em dívida à data do sinistro por conta do Contrato de Utilização do Cartão de Crédito, com o limite máximo de 15.000 (quinze mil) Euros, deduzidos de eventuais taxas ou juros, caso estes existam.

1.3. Em caso de Incapacidade Total Temporária ou de Desemprego da Pessoa Segura ocorrida durante a vigência da adesão e que se prolongue por um período superior a 30 (trinta) dias consecutivos: Será reembolsado mensalmente 10% do saldo em dívida constante no último extracto da conta cartão, anterior à data do sinistro, com o limite máximo mensal de 1.500 (mil e quinhentos) Euros por cartão. O reembolso continuará a ser feito até que a Pessoa Segura volte a trabalhar ou até que seja atingido o limite máximo de 12 (doze) meses consecutivos por sinistro, ou 18 (dezoito) meses por conjunto de sinistros.

1.4 Em caso de Hospitalização da Pessoa Segura, quando ocorra por um período superior a 7 (sete) dias consecutivos: Será reembolsado mensalmente 10% do saldo em dívida constante no último extrato da conta cartão, anterior à data do sinistro, com o limite máximo mensal de 1.500 (mil e quinhentos) Euros por cartão.
Caso a Pessoa Segura continue em situação de sinistro para além de 30 (trinta) dias, inclusive, o reembolso continuará a ser feito até que a Pessoa Segura volte a trabalhar ou até que seja atingido o limite máximo de 12 (doze) meses consecutivos por sinistro, ou 18 (dezoito) meses por conjunto de sinistros, exceto se a Pessoa Segura voltar entretanto a trabalhar, caso em que cessa o âmbito da cobertura.

1.5. Em caso de Desemprego o pagamento terá início após a Pessoa segura ter interrompido a sua actividade profissional após um período de desemprego de 30 (trinta) dias consecutivos (período de franquia).

1.6. No que respeita à cobertura de Hospitalização, só haverá lugar a reembolso quando a situação ocorra após os primeiros 60 (sessenta) dias (período de carência) para Hospitalização por Doença e de 180 (cento e oitenta) dias por extração de amígdalas e adenóides e se se prolongar por um período de 7 (sete) dias consecutivos. Ainda no que diz respeito à cobertura de Hospitalização, o cliente que preencha os critérios de elegibilidade para a cobertura de Desemprego até aos 64 anos de idade, torna-se elegível até ao 70º aniversário para a cobertura de Hospitalização, desde que cumpra os requisitos supra citados.

1.7. Entre o último reembolso de um sinistro e a participação de uma nova ocorrência terá que decorrer obrigatoriamente um período mínimo de 6 (seis) meses. Entre sinistros de Incapacidade ou Doença e Hospitalização, desde que decorrentes de uma mesma causa, este período não se aplica.

1.8. As garantias descritas aplicam-se ao mundo inteiro. No entanto, no que diz respeito às garantias de Invalidez, Incapacidade e Hospitalização, e sempre que ocorram situações fora do espaço da União Europeia, devem aquelas ser reconhecidas por um médico com exercício da atividade naquele território. Relativamente à garantia de Desemprego, deve a Pessoa Segura possuir: contrato de trabalho ao abrigo da Lei Portuguesa, licença para exercer uma profissão em território nacional e o direito de receber prestações sociais/subsídios por parte do Estado Português.
 

2. Início, duração e cessação do seguro


A data de adesão individual ao Seguro será idêntica à data de início do Contrato Financeiro quando realizada simultaneamente com a contratação deste, podendo ser diferente nas situações em que a subscrição do Seguro se faz posteriormente para clientes já titulares de um Contrato Financeiro.

O contrato terá duração mensal, renovando-se sucessiva e automaticamente por períodos de um mês.

O contrato termina:

  • À data do 65º aniversário da Pessoa Segura para as garantias de Invalidez Absoluta e Permanente e Incapacidade Total Temporária;
  • À data do 65º aniversário da Pessoa Segura para a garantia de Desemprego, sendo esta substituída por Hospitalização;
  • À data do 70º aniversário da Pessoa Segura para as garantias de Morte e Hospitalização;
  • Sempre que atingido o limite máximo de capital garantido definido para cada cobertura;
  • Na data da Morte ou Invalidez da Pessoa Segura:
  • Por cessação do contrato de utilização do Cartão de Crédito Barclaycard, resolução ou denúncia;
  • Na data da resolução, denúncia ou cessação por qualquer outra forma da adesão ou do Contrato de seguro;
  • Quando atinja a reforma, deixe de ser contribuinte da Segurança Social e/ou deixe de ter emprego permanente (trabalhador por conta de outrem), para a garantia de D;
  • Quando se encontrar em divida, por mais de 90 (noventa) dias, a conta cartão respeitante ao Contrato Financeiro associado.

3. Procedimento em caso de sinistro

Em caso de sinistro, a Pessoa Segura ou quem tenha interesse legítimo no acionamento do seguro deve participar o Sinistro ao segurador sob pena de redução da Prestação do Segurador atendendo ao dano que o incumprimento deste dever lhe cause. A Pessoa Segura deve, nomeadamente, participar ao Segurador qualquer sinistro respeitante às coberturas de Incapacidade, Desemprego ou Hospitalização logo que tenha indícios de que o período de Franquia irá ser excedido.

A comunicação poderá ser efetuada por telefone, sendo posteriormente enviada à Pessoa Segura, comunicação por escrito com a identificação de toda a documentação necessária à apreciação do sinistro, a qual deverá ser remetida ao Segurador.

Em caso de sinistro, a Pessoa Segura deve manter obrigatoriamente o pagamento dos seus prémios de seguro e poderá contactar o Segurador por carta registada, ou o Barclaycard24 através do número 707 780 808.
 

4. Beneficiário da Apólice

O beneficiário irrevogável é o WiZink Bank, S.A. –Sucursal em Portugal. Todas as prestações devidas pelos Seguradores ao abrigo da Apólice ser-lhe-ão pagas.
 
5. Prémio

O prémio é mensal e o seu valor é o que resulta da aplicação da taxa de 0,76% ao saldo mensal em dívida (com o limite de 15.000€), constante no extracto mensal fechado da conta cartão do Contrato de Utilização de Cartão de Crédito. A taxa referida decompõe-se nas seguintes taxas por cobertura:

  • Morte: 0,055%
  • Invalidez Absoluta e Permanente: 0,026%
  • Incapacidade Total Temporária: 0,307%
  • Desemprego:0,372%
  • Hospitalização: 0,00%

6. Resolução do Contrato

Poderá resolver o seu contrato a qualquer momento, cancelando a sua adesão telefonicamente bastando ligar para o nº 707 780 808 ou através de carta registada enviada ao respetivo Segurador, de acordo com o seguinte endereço:
- MetLife Europe Insurance d.a.c. - Sucursal em Portugal - Av. da Liberdade, n° 36, 4° andar, 1269-047 Lisboa


Sendo que, se o fizer no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data de adesão, qualquer montante debitado no seu cartão até à data de cancelamento será devolvido.

7. Reclamações
 

Poderá apresentar reclamação relativamente ao Seguro através do Barclaycard24 ligando para o 707 780 808 ou dirigindo-se aos Seguradores através da morada MetLife Europe d.a.c. - Sucursal em Portugal e MetLife Europe Insurance d.a.c. - Sucursal em Portugal, ambas com escritório na Av. da Liberdade, n° 36, 4° andar, em Lisboa, sem prejuízo do recurso, para o efeito;

- à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (“ASF”), a autoridade nacional responsável pela regulação e supervisão, quer prudencial, quer comportamental, da atividade seguradora, resseguradora, dos fundos de pensões e respetivas entidades gestoras e da mediação de seguros, de acordo com as instruções constantes do seu sítio de Internet (www.asf.com.pt);

- as reclamações contra o mediador de seguro deverão ser apresentadas junto da ASF, em qualquer caso, sem prejuízo do recurso aos tribunais judiciais ou a organismos de resolução extrajudicial de litígios.

Podem ser dirigidas ao Provedor as reclamações que já tenham sido objeto de apreciação pelo Segurador às quais não tenha sido dada resposta no prazo máximo de 30 (trinta) dias úteis após a entrega dos documentos comprovativos da identidade e qualidade de Beneficiário e dos documentos indispensáveis à resolução do sinistro, ou que tendo-o sido, o reclamante discorde do sentido da mesma, as quais devem ser dirigidas ao Provedor do Cliente da MetLife, ao cuidado do Segurador, ou através do seguinte endereço electrónico: provedordocliente@metlife.com.pt.

8. Falsas Declarações e Omissões

O Contrato de Seguro baseia-se nas declarações e nos elementos fornecidos quer pelo Tomador do Seguro quer pelas Pessoas Seguras, nomeadamente nos boletins de adesão, questionários médicos e exames médicos. A prestação de falsas declarações ou omissões imputáveis à Pessoa Segura viciando este contrato poderá torná-lo nulo e sem efeito no que diz respeito à Pessoa Segura em questão, bem como ao Tomador do Seguro se este conhecer e nada fizer para impedir tal conduta ou igual procedimento.
Caso tenha havido má fé na actuação do Tomador do Seguro ou Pessoa Segura não haverá lugar a qualquer restituição de prémios nos casos enunciados no ponto anterior. Entende-se por má fé a prestação, pelo Tomador do Seguro ou pela Pessoa Segura, de declarações inexatas ou incompletas com conhecimento dessa inexatidão ou incompletude.

9. Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões

Este documento resume as Condições Gerais, Especiais e Particulares do Contrato de Seguro de Grupo celebrado entre o WiZink Bank, S.A.– Sucursal em Portugal, (Tomador do Seguro) e, no Ramo Vida , a MetLife Europe d.a.c.- Sucursal em Portugal e , no Ramo Não Vida, a MetLife Europe Insurance d.a.c.– Sucursal em Portugal ( Seguradores), pelo que não dispensa a consulta integral das mesmas, podendo estas ser solicitadas pela Pessoa Segura, diretamente por carta aos Seguradores.
A lei aplicável ao contrato é a Lei Portuguesa.

MetLife Europe d.a.c. - Sucursal em Portugal / NIPC 980470436
MetLife Europe Insurance d.a.c. - Sucursal em Portugal / NIPC 980479428
Sede social em 20 On Hatch Street Dublin 2, 415123 Irlanda
Sucursal em Portugal: Av. da Liberdade, n° 36, 4° andar, em Lisboa
Autorizadas pelo Central Bank of Ireland e sujeitas a uma supervisão limitada da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Nota Informativa

É garantido à Pessoa Segura o acesso aos dados a ela respeitantes, a qual poderá solicitar a sua atualização, correção ou supressão, desde que o faça por escrito.

Os dados pessoais serão recolhidos para efeitos da execução do contrato de seguro e poderão ser transferidos para ficheiros comuns, geridos pelos Seguradores indicados, para efeitos de administração de sinistros ou de prevenção de fraude no setor dos seguros. Qualquer alteração à morada da(s) Pessoa(s) Segura(s) deverá ser comunicada, por carta registada com aviso de receção, aos Seguradores, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data em que se verifica, sob pena de as comunicações ou notificações que os Seguradores venham a efetuar para a morada desatualizada serem consideradas válidas e eficazes.

O WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. – Sucursal em Portugal, Avenida da Liberdade nº 131, 1º Piso, 1250-140 Lisboa, Portugal com NIPC 980561841 – CRC de Lisboa distribui os seguros supra descritos enquanto mediador de seguros. WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. inscrito junto do Registro Mercantil de Madrid, Espanha (T. 2.975, F.127, Secc. 8, H M-9031, I 61ª – CIF-A79538591). Mediador de seguros número OV-0015 junto da DGSFP (Espanha) e da ASF (Portugal).

Os direitos e os deveres decorrentes do contrato de seguro, incluindo qualquer cobertura adicional subscrita posteriormente, são os que constam da presente comunicação. 

Como mediador de seguros, WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. – Sucursal em Portugal está autorizado a receber prémios para serem entregues aos Seguradores, não sendo obrigado a exercer a atividade de mediação de seguros exclusivamente para uma ou para mais empresas de seguros, podendo a Pessoa Segura solicitar o nome das empresas com que trabalha, não baseando, ainda, os seus conselhos na obrigação de fornecer uma análise imparcial.
A intervenção do WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. – Sucursal em Portugal não se esgota com a celebração do contrato de seguro, prestando o WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. – Sucursal em Portugal assistência ao longo de todo período de vigência do presente contrato de seguro. Não intervêm neste contrato quaisquer outros mediadores de seguros. O WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. – Sucursal em Portugal não cobre diretamente os riscos.

No que respeita ao seguro de proteção de pagamentos relativo ao Cartão de Crédito Barclaycard, o WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. – Sucursal em Portugal apenas pode oferecer o seguro dos seguradores MetLife Europe d.a.c.- Sucursal em Portugal (Ramo Vida) e MetLife Europe Insurance d.a.c.– Sucursal em Portugal (Ramo Não Vida), autorizadas pelo Central Bank of Ireland e sujeitas a uma supervisão limitada da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. No contrato de seguro, a que se refere a apólice C37977, são estes os Seguradores.

Assiste o direito ao cliente de solicitar informação sobre a remuneração que o WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. – Sucursal em Portugal receberá pela prestação do serviço de mediação e o WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. – Sucursal em Portugal, em conformidade, fornecer-lhe-á a seu pedido, tal informação.

A Pessoa Segura poderá reclamar do serviço de mediação junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões bem como dirigir-se a qualquer organismo de resolução extrajudicial de litígios que venha a ser criado.

Condições em vigor à data.

Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.


Leia aqui as condições detalhadas da Apólice da Seguradora Metlife:

Se tem um Plano Proteção de Pagamentos associado a outra Seguradora, consulte aqui:

Ligue já para solicitar o Plano Proteção de Pagamentos:

Barclaycard 24
707 780 808
91 558 99 00
96 599 56 00
93 154 99 00