Segurança Online

O Barclaycard privilegia os assuntos relativos à segurança na Internet. Devido à evolução da sofisticação das fraudes na internet, torna-se importante alertar os nossos Clientes para medidas de prevenção a ter em conta, para uma utilização segura no meio online.


O que é e-Phishing

São mensagens enganosas recebidas na sua caixa de correio eletrónica. Apesar da sua origem parecer fidedigna, estas mensagens têm um único objetivo: recolher informação relativa ao seu cartão de crédito para cometer fraude. Habitualmente o seu PIN, password ou dados pessoais são solicitados, e um convite aliciante para visitar um determinado site ou até ligar para um número de telefone, recorrendo a expressões como “ para sua segurança”, resulta em ações de fraude.

Distinguem-se também pela fraca qualidade gráfica, pelo uso incorreto da língua portuguesa ou pelo exagerado grau de urgência com que a sua ação é requerida! Também referem, frequentemente, que “ a sua conta foi congelada”, necessitamos de confirmar os seus dados”, “ o seu cartão de crédito foi cancelado” ou mesmo “tem uma grande soma de dinheiro na sua conta, por favor verifique os seus levantamentos”, aumentando assim a probabilidade do seu “clique” num “hiperlink” fraudulento.

O que deve fazer caso suspeite de uma ação de e-Phishing no seu computador?

Não responda a qualquer mensagem, não divulgue os seus dados, nem visite o site indicado no mesmo. Deverá imediatamente e a qualquer hora do dia ou da noite contactar o Barclaycard24 e comunicar a situação.

Como se pode prevenir?

Se o seu computador (PC) não está, adequadamente, protegido por um anti-vírus atualizado e por “firewalls”, ou não foi protegido com os programas adequados, pense duas vezes antes de clicar num “hiperlink”. Se deseja aceder às suas operações bancárias ou a serviços de compras online, assegure-se que inseriu, manualmente, o endereço da web diretamente na linha de navegação para o efeito.

De forma a garantir a sua privacidade e segurança na utilização do seu cartão de crédito deverá ter em conta o seguinte:

  • Não escolha códigos de segurança de fácil deteção.
  • Mantenha sempre os seus códigos de segurança reservados, não os divulgando mesmo que solicitados em nome do Barclaycard ou WiZink Bank. O Barclaycard / WiZink Bank em circunstância alguma solicitará os códigos de segurança aos seus Clientes. Caso receba algum pedido de informação relativo aos seus códigos de segurança deverá informar de imediato o Barclaycard / WiZink Bank.
  • Nunca divulgue ou escreva os seus códigos de segurança, de forma a impedir que sejam consultados por terceiros