Seguro Assistência em Viagens


Gratuito para clientes WiZink Flex, Rewards, Gold e Travel. Este é um Seguro para quem gosta de viajar, oferecendo proteção em qualquer viagem de transporte público ou automóvel de aluguer.
Para usfruir basta pagar os bilhetes de transporte, ou mais de 50% das despesas de alojamento em Hotéis, com o Cartão WiZink. É tão fácil. Para não arriscar, basta pagar sempre com o Cartão WiZink.

Garantias e Coberturas Máximas

Invalidez Permanente ou Morte

Um capital até €250.000 por pessoa segura em caso de morte, invalidez permanente, perda de visão ou perda de algum membro, se viajar como passageiro num transporte público ou enquanto conduzir um automóvel de aluguer.

Despesas Médicas e de Urgências

Um capital até €25.000 por pessoa segura para todas as despesas incorridas em consequência de tratamentos médicos cirúrgicos necessários, por doença ou em caso de acidente durante o decurso da viagem. Também estão incluídos os custos adicionais de viagem e alojamento necessariamente incorridos por um familiar ou amigo que tiver de se deslocar ao local onde se encontra o segurado.

Perda de Bagagem

Em caso de perda, destruição ou roubo da bagagem pessoal do segurado e da sua família (exceto em veículos particulares), a respetiva indemnização será equivalente ao custo de substituição por uma nova, até ao máximo assegurado de €100,00 por artigo, sendo o limite máximo assegurado de €1.000,00 por cartão de crédito.

Atraso de Bagagem

Em caso de demora de bagagem pessoal do segurado ou da sua família, por mais de 4 horas no seu destino, ser-lhe-ão reembolsados até ao máximo de €300,00 por cartão de crédito, os montantes despendidos com o seu cartão de crédito em compras de emergência de roupa e artigos de primeira necessidade.

Atraso ou anulação Voo

No caso do seu voo ser cancelado ou caso haja um atraso na partida do voo por mais de 4 horas, o segurado será reembolsado até ao máximo de €500,00 por cartão de crédito para as compras de alimentos, bebidas, despesas de hotel e despesas de transporte para o aeroporto.

Responsabilidade civil a terceiros (no estrangeiro) e Riscos Extraordinários

Um capital até €150.000 por pessoa segura, para cobrir os danos que a pessoa segura possa causar a terceiras pessoas e os custos de representação legal em que tenha de incorrer durante a viagem.

Ao nível dos Riscos Extraordinários serão indemnizados pela apólice os sinistros produzidos por causas de natureza extraordinária, em regime de compensação, as perdas derivadas de acontecimentos extraordinários ocorridos em Portugal e que afetem riscos nela situados;

Para tal efeito, consideram-se somente as perdas e os danos diretos nas pessoas e bens. Considerar-se-ão, nos termos das leis aplicáveis, acontecimentos extraordinários:

  • • Os fenómenos da natureza: terramotos e maremotos, as inundações extraordinárias, as erupções vulcânicas, a tempestade ciclónica atípica e as quedas de corpos siderais e aerólitos;
  • • Os ocasionados violentamente como consequência de terrorismo, rebelião, sedição, motim e tumulto popular;
  • • Factos ou atuações das Forças Armadas ou das Forças e Corpos de Segurança em tempo de paz.

Perda de Pontos – exclusivo cartões WiZink Travel e WiZink Rewards

O titular do cartão de crédito será indemnizado pela perda dos seus WiZink Platinum Travel e WiZink Rewards points (através da restituição dos mesmos) em consequência de cancelamento de viagem ou em caso de cancelamento de reserva de noite(s) no Grupo Pestana, em virtude de:

  • • Incapacidade temporária absoluta por doença do titular e que seja clinicamente constatada;
  • • Morte de familiar próximo (pais ou filhos).

Exclusões


Acidente de viagem/voo

Não se aplicará o seguro em relação aos seguintes riscos:

  • • Perda causada direta ou indiretamente, na sua totalidade ou em parte, por:
    - Infeções bacteriológicas, com exceção de infeções piogénicas que ocorram devido a um corte ou ferida causados pelo acidente;
    - Qualquer outro tipo de doença.
  • • Tratamento médico ou cirúrgico, excetuando aquele que for necessário apenas pelas lesões cobertas nesta Apólice e que ocorram dentro do prazo previsto;
  • • Tratamento médico ou cirúrgico de doenças e/ou defeitos físicos pré-existente à Viagem Segura;
  • • Quando a Pessoa Segura se encontre em estado de embriaguez; para este efeito considerar-se-á que existe embriaguez quando o grau de álcool no sangue seja superior ao estabelecido nas Leis que regulamentam a condução de automóveis;
  • • Qualquer lesão corporal que origine uma hérnia;
  • • O lumbago, mesmo sendo de origem traumática;
  • • Enfarte de miocárdio ou angina de peito originados por qualquer causa;
  • • Suicídio ou tentativa do mesmo;
  • • Participação ativa em ações delituosas, provocações, duelos, disputas (a menos que neste último caso tenha agido em legítima defesa), corridas, apostas ou qualquer atividade arriscada ou temerária, a menos que seja numa tentativa de salvar a vida humana;
  • • Perda ocasionada por guerra, mesmo que não tenha sido declarada, rebeliões, sedições, revoluções ou tumultos populares;
  • • Perda causada como consequência de infringir uma lei penal ou civil ou de cometer um ato castigado por uma lei penal ou civil;
  • •  A prática como profissional de qualquer desporto, bem como em qualquer caso, salvo se houver acordo expresso em contrário; utilização e condução de motociclos; manejo de embarcações à vela ou a motor em alto mar; polo a cavalo e concursos hípicos; subidas a altas montanhas; boxe; caça grossa e viagens aéreas e submarinas e quaisquer outros análogos que impliquem perigo;
  • • Tremores de terra, erupções vulcânicas, inundações e outros fenómenos sísmicos ou meteorológicos de caráter extraordinário;
  • • Vertigens, doença ou estado de inconsciência originados por qualquer causa;Reação ou radiação nuclear ou contaminação radioativa.

Atraso de voo

Não se aplicará o seguro em relação aos seguintes riscos:

  • • Tiver sido posto à disposição da Pessoa Segura um meio de transporte de partida alternativo dentro das 4 horas seguintes à hora de partida programada do voo reservado ou dentro das 4 horas seguintes à hora de chegada real do voo, se for um voo de ligação;
  • • Se a Pessoa Segura não se apresenta de acordo com o itinerário fornecido, a menos que isso se deva a greve ou medidas laborais;
  • • Se o atraso for devido a greve ou medidas laborais que existiam ou que tinham sido comunicadas com antecedência à data em que começou a viagem;
  • • Se o atraso foi devido à retirada de serviço, de forma provisória ou permanente de um avião, por ordem ou recomendação de uma Autoridade do Aeroporto ou Autoridade da Aviação Civil ou um organismo análogo em um país, desde que tenha sido comunicado com antecedência à data em que começou a viagem.

Atraso na bagagem

Não será objeto de reclamação por perda ou despesas, a confiscação ou apreensão realizadas pelas Autoridades Alfandegárias Governamentais. Não se considerarão incluídas neste seguro as reclamações relativas a roupa e necessidades essenciais, como consequência do atraso na receção da bagagem se os artigos não forem comprados dentro dos 4 dias seguintes à hora de chegada real ao destino pretendido.

Perda da bagagem

A companhia não indemnizará a Pessoa Segura:

  • • Pela perda de objetos de valor como contas, faturas, moeda, vales de correio, escrituras, cheques de viagem, resguardos dos bilhetes de viagem, bilhetes de viagem, dívidas, dinheiro, ordens de pagamento, valores mobiliários, senhas de gasolina ou de outro tipo e outros objetos de valor análogos;
  • • Por perda, destruição ou dano das lentes de contacto;
  • • Por perda, destruição ou dano de equipamentos de desporto que estejam em utilização;
  • • Por lascas, arranhões ou quebra de cristal, porcelana ou outros artigos frágeis, a menos que seja devido a incêndio, roubo ou acidente do meio no qual se fazem transportar;
  • • Por perda, destruição ou dano causado pelo desgaste habitual, depreciação, traças, bichos, condições atmosféricas ou climatéricas ou qualquer outra causa que origine uma deterioração gradual;
  • • Por perda, destruição ou dano causado por um processo de limpeza, tintura, reparação ou restauração;
  • • Por perda, destruição ou dano devido a atraso, confiscação ou detenção por ordem de uma Autoridade Governamental ou Pública;
  • • Por perda, destruição ou dano das propriedades da empresa, ou seja, amostras, instrumentos, etc;
  • • Por perda, destruição ou dano devidos a avaria mecânica ou elétrica;
  • • Pela bagagem pessoal que se tenha perdido, estragado, roubado ou destruído quando enviada como frete ou de acordo com um conhecimento de embarque;
  • • Por perda ou dano originados por guerra ou os riscos relacionados com a mesma;
  • • Por perda, destruição ou dano que sejam causados de forma direta por ondas de pressão causadas por um avião ou outro dispositivo aéreo que se movimente a velocidades sónicas ou supersónicas;
  • • Por perda, destruição ou dano de veículos ou seus acessórios ou perda de bens que se encontravam num veículo não vigiado, a menos que todas as portas e o porta-bagagens estivessem fechados à chave;
  • • Por perda, destruição ou dano em qualquer bem, qualquer que seja o tipo de perda ou de despesa, resultantes ou originados por radiação de iões ou contaminação por radioatividade de combustível nuclear ou de desperdícios nucleares provenientes da queima de combustível nuclear ou, propriedades radioativas, tóxicas, explosivas ou de outro tipo de risco de um equipamento explosivo nuclear ou componentes nucleares do mesmo;
  • • Por mais que a proporção razoável do valor total do conjunto, quando o artigo perdido ou danificado forma parte de um conjunto ou de um par;
  • • Por qualquer perda que não seja comunicada às autoridades policiais adequadas nem ao meio de transporte público no prazo de 24 horas após a sua descoberta ou, se o meio de transporte público for uma linha aérea, não for conseguido um relatório sobre irregularidades nos bens.

Despesas de viagem médicas e de urgência

Não será reembolsada nenhuma despesa, em virtude desta apólice, relativamente às despesas contraídas:

  • • Por serviços, prestações ou tratamentos, incluindo o período de internamento num hospital, que não tenham sido recomendados, aprovados e certificados do modo necessário e razoável por um profissional de medicina;
  • • Por qualquer acidente provocado intencionalmente pela Pessoa Segura, suicídio ou qualquer lesão auto infligida;
  • • Por lesões sofridas quando se participa em práticas desportivas profissionais;
  • • Por guerra declarada ou não, ou ação da mesma;
  • • Por doença originada por gravidez, parto ou aborto;
  • • Por aborto originado por acidente;
  • • Por reconhecimentos físicos de rotina ou de outro tipo, quando não existirem indicações objetivas de deterioro da saúde normal, e análises de laboratório ou reconhecimentos de raios X, exceto no decurso de incapacidade estabelecida pela visita prévia ou assistência de um médico;
  • • Por cirurgia estética ou plástica;
  • • Por transtornos mentais ou nervosos ou curas de repouso;
  • • Por cirurgia quando esta tiver sido por opção;
  • • Por cuidados dentais, exceto na sequência de uma lesão dos dentes naturais causada por acidente ou por tratamento de urgência;
  • • Por consultas dos olhos ou dos ouvidos com o objetivo de prescrever lentes corretoras para óculos ou para os colocar, a menos que sejam devidos a lesões corporais causadas por acidente sofridas enquanto na condição de Pessoa Segura;
  • • Relativamente ao uso de álcool ou de medicamentos não prescritos por um médico autorizado;
  • • Por todos os procedimentos anteriores ao diagnóstico médico-cirúrgico recomendado por um profissional de medicina ou pelos tratamentos anteriores à viagem;
  • • Por anomalias congénitas e condições originadas ou causadas pelas mesmas;
  • • Por despesas que não sejam médicas relativamente à sua natureza, exceto no que se refere aos serviços de urgência em viagens;
  • • Pelo custo ordinário de um bilhete de volta de avião utilizado no transporte de volta ao país da Pessoa Segura, quando é proporcionada a prestação de uma ambulância aérea;
  • • Por todos os procedimentos prévios ao diagnóstico médico-cirúrgico que sejam realizados de forma contínua;
  • • Pelas despesas que sejam consequência ou estejam relacionadas com auto-lesões intencionadas;
  • • Por riscos especificamente enumerados: condução de motocicletas, mergulho com escafandro autónomo, esqui, escalada de montanhas, salto livre de um avião, corridas de amador e pilotagem de aviões;
  • • No tratamento pago ou proporcionado por outra apólice individual ou de grupo ou que se receba em virtude de um programa governamental obrigatório ou instalação estabelecida para o tratamento de forma gratuita para o mundo inteiro.

Risco nuclear/químico/biológico

Esta cobertura não inclui, seja(m) qual (quais) for(em) a(s) causa(s), qualquer perda, direta ou indiretamente, resultante de qualquer contaminação ou exposição nuclear, química ou biológica.

Riscos extraordinários

Não serão indemnizáveis pela apólice os danos ou sinistros seguintes:

  • • Que não deem direito a indemnização de acordo com a lei aplicável;
  • • Devidos a vício ou defeito próprio do objeto seguro;
  • • Produzidos por conflitos armados, mesmo que não tenha precedido a declaração oficial de guerra;
  • • Que pela sua magnitude e gravidade sejam qualificados pelo Governo como “catástrofe ou calamidade nacional”;
  • • Derivados da energia nuclear;
  • • Devidos à mera ação do tempo ou dos agentes atmosféricos diferentes dos fenómenos da natureza referidos nas garantias e capitais seguros;
  • • Causados por atuações realizadas no decurso de reuniões e manifestações, bem como durante a ocorrência de greves legais, exceto se as citadas atuações poderem ser classificadas como acontecimentos extraordinários em conformidade com o ponto anteriormente referido;
  • • Indiretos ou perdas de qualquer tipo derivadas de danos.

Condições:

 

Procedimento em caso de Sinistro

Caso pretenda ativar o seu Seguro de Assistência em Viagem deve entrar em contacto, no prazo máximo de 8 dias úteis, com:

AIG Europe Limited - Sucursal em Portugal
Av. da Liberdade N.º 131 3º Piso
1250-140 Lisboa

através do telefone:
+351 213 303 376

ou através do e-mail: portugal-sinistros@aig.com

 

Nota Informativa

É garantido à Pessoa Segura o acesso aos dados a ela respeitantes, a qual poderá solicitar a sua atualização, correcção ou supressão, desde que o faça por escrito.

Os dados pessoais serão recolhidos para efeitos da execução do contrato de seguro e poderão ser transferidos para ficheiros comuns, geridos pelos Seguradores indicados, para efeitos de administração de sinistros ou de prevenção de fraude no setor dos seguros. Qualquer alteração à morada da(s) Pessoa(s) Segura(s) deverá ser comunicada, por carta registada com aviso de receção, aos Seguradores, no prazo de 30 (trinta) dias a contar da data em que se verifica, sob pena de as comunicações ou notificações que os Seguradores venham a efetuar para a morada desatualizada serem consideradas válidas e eficazes.

O Plano de Proteção de Compras, Seguro de Bilheteira e o Seguro de Assistência em Viagem (o “Conjunto de Seguros”) foi subscrito pelo WiZink Bank, S.A. - Sucursal em Portugal ao Segurador AIG Europe Limited - Sucursal em Portugal, identificado em rodapé, e é gratuito para os clientes com Cartão de Crédito WiZink (Titular do Cartão). A AIG Europe Limited regulada pelo ASF, com o registo n.º 1085 e com n.º de matrícula na CRC de Lisboa e Pessoa Coletiva n.º 980051070. No contrato de seguro a que se referem as apólices supra descritas, é este o Segurador.

As garantias do Conjunto de Seguros durarão enquanto vigorar o contrato financeiro celebrado entre o WiZink Bank, S.A. - Sucursal em Portugal ao Segurador (o “Tomador do Seguro”) e o Titular do Cartão (a “Pessoa Segura”).

As apólices n.º 23040005 (Plano de Proteção de Compras e Seguro de Bilheteira), 2020187 e 2020188 (Seguro de Assistência em Viagem) terão a duração inicial de 1 ano, renovando-se sucessiva e automaticamente por iguais períodos de tempo. Os riscos cobertos pelo Plano de Proteção de Compras incluem a Proteção de Compras, Utilização Ilícita do Telemóvel, Cobertura Contra Roubo, Garantia de Melhor Preço, Safe Online e Seguro de Bilheteira.

O WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. – Sucursal em Portugal, Avenida da Liberdade nº 131, 1º Piso, 1250-140 Lisboa, Portugal com NIPC 980561841 – CRC de Lisboa distribui os seguros supra descritos enquanto mediador de seguros. WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. inscrito junto do Registro Mercantil de Madrid, Espanha (T. 2.975, F.127, Secc. 8, H M-9031, I 61ª – CIF-A79538591). Mediador de seguros número OV-0015 junto da DGSFP (Espanha) e da ASF (Portugal).

Os direitos e os deveres decorrentes do contrato de seguro, incluindo qualquer cobertura adicional subscrita posteriormente, são os que constam da presente comunicação.

Como mediador de seguros, WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. – Sucursal em Portugal está autorizado a receber prémios para serem entregues aos Seguradores, não sendo obrigado a exercer a atividade de mediação de seguros exclusivamente para uma ou para mais empresas de seguros, podendo a Pessoa Segura solicitar o nome das empresas com que trabalha, não baseando, ainda, os seus conselhos na obrigação de fornecer uma análise imparcial. Nos seguros gratuitos, supra descritos, não aufere o WiZink Mediador Operador de Banca Seguros Vinculado, S.A.U. – Sucursal em Portugal qualquer remuneração do Segurador pela prestação do serviço de mediação.

A intervenção do WiZink Mediador não se esgota com a celebração do contrato de seguro, prestando o WiZink Mediador assistência ao longo de todo período de vigência do presente contrato de seguro. Não intervêm neste contrato quaisquer outros mediadores de seguros. O WiZink Mediador não cobre diretamente os riscos.

A Pessoa Segura poderá reclamar do serviço de mediação junto da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões bem como dirigir-se a qualquer organismo de resolução extrajudicial de litígios que venha a ser criado.

Condições em vigor à data.

Esta informação não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

Segurador:

AIG Europe Limited - Sucursal em Portugal
Av. da Liberdade N.º 131 3º Piso,1250-140 Lisboa
Portugal

Registado na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões sob o n.º 1085
Matriculada na CRC de Lisboa e Pessoa Coletiva n.o 980051070
www.aig.com.pt