Agenda

Descubra os presépios mais emblemáticos do nosso país

Alenquer Presépio de Portugal

Desde o dia 29 de novembro, é possível visitar um dos mais monumentais presépios de Portugal: na vila de Alenquer. Criação de S. Francisco de Assis e chegado a Portugal pela mão dos Irmãos Franciscanos, o presépio é um marco histórico de Alenquer, desde 1968, com a sua montagem na encosta da vila virada ao rio, atingindo seis metros de altura as suas maiores figuras. O Largo do Espírito Santo está animado por um mercado de rua, as montras do concelho estão enfeitadas para o V Concurso de Presépios, o parque de estacionamento da paróquia de Alenquer ganhou um restaurante. A programação é, sem dúvida, vasta. Não perca até ao dia 6 de janeiro, Dia de Reis.

Aldeia dos Presépios de Sal

O evento presépios de sal está contextualizado na época natalícia, em que as Salinas Naturais de Rio Maior se transformam numa aldeia natal decorada a rigor em todas as suas casas de madeira, casas essas que antigamente eram utilizadas como armazéns de sal. Decorre nas Salinas de Rio Maior, nos dias 17, 18 e 23 de dezembro.

Valença, cidade-presépio

Valença, cidade-presépio, é a maior exposição de presépios do país, nos espaços públicos, serviços e montras. Encanta pela originalidade e diversidade das instalações, por toda a cidade. Não deixe de apreciar o magnífico Presépio de Madeira no largo da Trapicheira e a bela iluminação natalícia. Imperdível até ao dia 1 de janeiro.

GPS Financeiro

Presépio Vivo de Priscos

Vozes, música, cheiros, sabores, sons, casas, lojas, praças e mercados e cerca de 600 a 800 participantes dão vida a uma história sempre antiga e sempre nova. É um espaço com cerca de 30.000 m2 de ocupação e com mais de 90 cenários, com referência às culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica. Para visitar até 17 de janeiro. www.presepiopriscos.com

Penela Presépio

Inspirado em momentos, locais e personagens que recriam quadros representativos do presépio tradicional português, o Penela Presépio oferece muitos momentos de animação, cor, música, espetáculos, alegria, sabores e descobertas do nosso património histórico, natural e imaterial. Visite até ao dia 8 de Janeiro. www.penelapresepio.com

Presépio do Sabugal

Ocupando cerca de 1.100 metros quadrados, neste presépio, instalado no largo da Fonte, no centro da cidade, foram usados elementos recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros (mais de 500 toneladas), heras e musgos, entre outros, que serviram de base à construção efetuada a uma escala onde os visitantes têm a sensação de fazer parte do presépio. Em exposição até ao dia 8 de janeiro.

Textos, edição e revisão: Cofina Media, SA

De norte a sul do país, são várias as festas organizadas pelas autarquias com grande pompa e circunstância. Ficam algumas sugestões.

LISBOA – PASSAGEM DE ANO NO MUSEU 2016/2017 (5ª EDICÃO)

Alguma vez celebrou a viragem do ano num museu? Está na altura. Uma vez mais, o Museu da Carris, em Lisboa, volta a receber aquela que é considerada a maior e melhor festa de fim de ano. São sete horas de música em duas áreas de festa ligadas entre si. Porque não?

LISBOA – ROYAL PALACE 2016/2017 - PASSAGEM DE ANO

E que tal celebrar num palácio real? Localizado numa zona histórica, no coração da cidade de Lisboa com vista sobre o Tejo, o Palácio Real da Tapada da Ajuda recebe a Passagem de Ano mais exclusiva de Lisboa. Imperdível.

SESIMBRA – ESPETÁCULO PIROMUSICAL A TEMPESTADE

É inédito, pois é, celebrar o ano ao som de um espetáculo piromusical inspirado na obra de Vivaldi, A Tempestade. Atreva-se a mais uma experiência nova numa das localidades mais belas da costa portuguesa.

NAZARÉ – PASSAGEM DE ANO NO AREAL

A sensação de virar o ano com os pés na areia é uma experiência única. Aceite o convite e aproveite para ouvir os The Gift, a banda convidada para celebrar esta grande noite, num local mágico. De manhã ainda pode dar um salto ao farol para espreitar as ondas da praia do Norte.

PORTO – BAIXA DA INVICTA

Como acontece todos os anos, na capital do Norte, a festa decorre na Baixa, em três palcos alternativos, na Praça D. João I, na Praça dos Poveiros, e na Praça dos Leões. Além das bandas convidadas, não vai faltar o tradicional fogo de artifício, lançado da Câmara Municipal e de vários edifícios da Avenida dos Aliados.

SERRA DA ESTRELA – TRÊS DIAS EM FESTA

Em plena serra, a celebração começa no dia 29 para terminar dia 1. O programa de animação é vasto e bastante original, estando a cargo da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros. Não vai faltar, como é óbvio, o fogo de artifício.

FARO – PASSAGEM DE ANO NO JARDIM MANUEL BIVAR

A sul, na capital do Algarve, o programa contempla as atuações da conhecida banda Virgem Suta e do conceituado Christian F, que vão abrilhantar a festa, reforçando o compromisso com a população para o novo ano que ai vem.

PONTA DELGADA, AÇORES – PASSAGEM DE ANO EM DOIS PALCOS

Se quiser ir até aos Açores, a grande festa será feita em Ponta Delgada, nas Portas da Cidade, com a atuação da artista April Ivy, e no Coliseu Micaelense, com o tradicional Baile do Reveillon.

Seis espaços interativos, para visitar de Norte a Sul.

Museu da Fábrica do Chocolate, Viana do Castelo

Imperdível sobretudo se na sua família são todos amantes de chocolate. Num espaço de 500 metros quadrados, encontrará um conjunto de soluções interpretativas sobre o chocolate e o cacau. No final, terá uma agradável surpresa.
www.fabricadochocolate.com

WORLD OF DISCOVERIES – Museu Interativo e Parque Temático, Porto

Um espaço único onde foi reconstruída toda a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido. Cada momento é descrito com todos os detalhes.
www.worldofdiscoveries.com

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Neste museu dá-se a conhecer a ciência a públicos de todas as idades, a partir das coleções de instrumentos científicos da histórica Universidade de Coimbra e de um conjunto de experiências e atividades.
www.museudaciencia.pt

Lisbon Story Centre

Conheça os acontecimentos mais marcantes da capital, desde a sua fundação, numa incrível e divertida viagem de 60 minutos que começa nos mitos da fundação da cidade por Ulisses e acaba numa Lisboa interativa.
www.lisboastorycentre.pt

Pavilhão do Conhecimento

Neste espaço criado com o objetivo de estimular o conhecimento e divulgar a cultura tecnológica, as famílias podem passar horas verdadeiramente bem divertidas. Imperdível para quem aprecie o tema.
www.pavconhecimento.pt

Museu dos Descobrimentos de Belmonte

A propósito dos Descobrimentos, mas apenas sobre o Brasil, é possível navegar numa caravela, sentir de perto o que eram aquelas viagens e como se sobrevivia durante meses no interior de uma embarcação. Parta com Pedro Álvares Cabral nesta fantástica viagem.
www.cm-belmonte.com

Textos, edição e revisão: Cofina Media, SA

Eventos Dia Mundial da Poupança

Iniciativas a não perder

No mês dedicado à poupança também nós queremos recordar que o ato de poupar pode ir mais além, nomeadamente nos momentos de lazer. Ficam algumas sugestões que garantem muita diversão, com entrada gratuita ou preços bem em conta.

18 de outubro – FARO- Caça Palavras
Desafiar, formar e orientar as crianças na utilização e descoberta de dicionários, através de um jogo lúdico-educativo.
Inscrições para biblioteca@cm-loule.pt

17 a 21 Out - PORTO - OPorto Veggie 2016
Neste espaço será possível, para além da música, apreciar produtos isentos de exploração animal, biológicos, bem como participar em cookshows e palestras sobre os vários temas.

21 a 30 de outubro - FUNCHAL, MADEIRA - Festival de Orgão da Madeira
Esta iniciativa cultural consiste num ciclo de concertos com recitais protagonizados por mestres organeiros de renome nacional e internacional. Com entrada livre, os concertos decorrem em diversos espaços litúrgicos de referência.
Saiba mais em www.festivaldeorgaodamadeira.com

20 a 23 de outubro – ÉVORA – Feira Medieval
Pode assistir a demonstrações de falcoaria, espetáculos de música e dança alusivos à época, degustação de iguarias e espetáculos de fogo noturno, para além de oficinas com trabalho artesanal ao vivo.

23 de outubro – LEIRIA - No Jardim há uma lagarta
Na Fundação Mário Soares pode usufruir deste programa ou de tantos outros. Vale a pena conhecer este espaço cultural e a sua vasta programação.
Clique em www.fmsoares.pt

24 de outubro – SÃO MIGUEL, AÇORES – Dia Mundial Para a Igualdade
Um dia para celebrar em torno de um tema que tantos nos diz a todos. Serão várias as atividades a decorrerem no município de Lagoa. Participe!
E mantenha-se informado em http://lagoa-acores.pt

29 de outubro – LAGOS- Vamos criar bruxas
Não é gratuito, mas é muito acessível (€6) e bem divertido. Usando o tema da história como mote para explorar a criatividade de cada um, é uma iniciativa da empresa Até à Lua.
Informe-se em www.atealua.pt

Todo o ano – LISBOA - Quinta Pedagógica e Pomar Pedagógico interactivo
O campo chegou à cidade com este pomar pedagógico interactivo. Um projeto que resulta de uma parceria entre a Quinta Pedagógica dos Olivais e o Centro de Frutologia Compal para requalificar o pomar que já existia.
Informe-se em quintapedagogica.cm-lisboa.pt

Todo o ano – LISBOA – Estufa Fria
Autêntico museu vivo, este ícone de Lisboa foi inicialmente pensado como um abrigo para plantas, mas hoje é um dos espaços verdes mais aprazíveis da capital.
http://lisboa-livre.blogspot.pt/2014/06/domingos-e-feriados-estufa-fria-de.html

Textos, edição e revisão: Cofina Media, SA

Dois bons motivos para gerir poupanças


  1. Estamos quase no Natal. Comece já a planear as suas compras, nomeadamente a adquirir, com tempo e sem pressão os presentes que não quer deixar de dar. Assim vai com certeza gerir melhor as suas finanças, com conta, peso e medida. Na hora de fazer estas compras não se esqueça da solução que o seu cartão Barclaycard lhe oferece: a Compra Repartida - veja como é fácil repartir o pagamento das suas compras de valor igual ou superior a €250, em prestações fixas mensais, de seis a 60 meses.
  2. Já anda a sonhar com neve? Todos acabam por ter uma semana de férias no inverno sobretudo os aficionados pela neve. Não desista. O segredo está na forma como gere as suas poupanças. Como cliente Barclaycard, não deixe de consultar o site do Barclaycard Extra, no qual encontra sempre descontos e vantagens no acesso a produtos e serviços, num leque alargado de parceiros, incluindo Agência de Viagens e locais de estadia.

Textos, edição e revisão: Cofina Media, SA