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FAQs SEPA

Mais informação sobre SEPA


Área Única de Pagamentos em Euros


A Área Única de Pagamentos em Euros ou SEPA (Single Euro Payments Area) é uma consequência da entrada em circulação do Euro.

O objetivo principal é reforçar a integração europeia, estabelecendo um espaço único de pagamentos, onde se poderão efetuar e receber pagamentos em euros, dentro de cada país ou entre países, sob as mesmas condições, direitos e obrigações.

 

Quais as principais vantagens da Área Única de Pagamentos em Euros?

A existência duma oferta europeia com características e regras comuns, para serviços de pagamentos idênticos, como transferências e débitos diretos, contribuirá para uma prestação e utilização dos serviços mais Simples, Transparente e Eficaz.

Em termos práticos, a implementação do projeto SEPA tem vindo a ser efetuada gradualmente ao longo dos últimos anos, sem constituir uma mudança brusca nos hábitos ou obrigações dos Clientes.

Tem-se refletido numa evolução progressiva dos sistemas de pagamentos na zona Euro com algumas consequências já bem visíveis para os consumidores: equiparação de comissões cobradas para pagamentos na zona Euro com as aplicadas a nível nacional, quer ao nível de transferências, como cartões de débito e crédito.

O WiZink deve avisar-me da data e montante de um débito direto?

Sim. Tal como ocorria antes da implementação da SEPA, o WiZink avisa o Cliente no extrato mensal do montante e data em que irá debitar a sua conta, tal como estipulado contratualmente, designadamente no respeitante à antecedência desse mesmo aviso.

Se verificar, aquando do envio do extrato mensal, que o valor que vai ser cobrado não está correto, posso recusar o débito?

Sim. Continua a ter a possibilidade de dirigir-se ao seu banco e solicitar o não pagamento daquela cobrança específica antes da data prevista para o débito, mantendo-se válida a ADC para futuras cobranças.

E depois de a conta ter sido debitada, posso reaver o dinheiro?

Sim. Se não concordar com determinada cobrança efetuada ao abrigo de uma ADC válida, tem 8 semanas após a data do débito para solicitar o reembolso junto do seu banco. Se invocar a inexistência de ADC válida concedida a um determinado credor, tem 13 meses após a data do débito para efetuar o pedido de reembolso junto do seu banco.

A Autorização de Débito em Conta (ADC) concedidas por mim através de um caixa automático (Multibanco) ou do seu banco continuam válidas?

A Autorização de Débito em Conta criadas por si através de um caixa automático (Multibanco) no âmbito do sistema de débitos diretos tradicional português (SDD) mantêm-se válidas.

As autorizações de débito em conta (ADC) concedidas pelos devedores antes da SEPA continuam válidas

Sim. As Autorização de Débito em Conta válidas concedidas antes de 1 de fevereiro de 2014 permanecem válidas após essa data.

Posso continuar a gerir a minha Autorização de Débito em Conta (ADC) nos caixas automáticos Multibanco ou no Homebanking?

Sim, depois de 1 de fevereiro de 2014, continua a poder gerir a sua Autorização de débito em Conta na rede Multibanco (MB) tendo acesso a:

  • consulta,
  • alteração de parâmetros (montante máximo por cobrança e data limite para a ADC),
  • Inativação.

Contudo, apesar de conseguir inativar as ADC no MB, para tornar o seu cancelamento efetivo junto do WiZink, deverá remeter-nos pedido por escrito. Veja como abaixo.


Funcionalidades que deixaram de estar acessíveis após de 1 de Fevereiro de 2014 no Multibanco, por não cumprirem a regra relativa à entrega direta da ADC ao credor:

  • ativação de uma nova ADC
  • alteração da conta (IBAN) associada a uma determinada ADC

Assim, caso pretenda ativar o DD junto do WiZink ou alterar a conta à ordem que lhe está associada, terá de preencher novo formulário de Autorização de Débito Direto SEPA. Veja como abaixo.

 

Posso efetuar pagamentos nos caixas automáticos Multibanco

Sim, poderão continuar a existir pagamentos nos caixas automáticos Multibanco. Se pretender impedir que o DD seja realizado ou efetuar pagamentos adicionais que afectem o valor do Débito Direto do mês, deverá realizar o pagamento por ATM até 10 dias antes da data de pagamento.


Se quer ativar o Débito Direto (DD) para pagamento do seu WiZink ou alterar Conta à Ordem associada ao seu DD

Utilize um dos links abaixo, conforme número do seu WiZink, para imprimir o formulário de Autorização de Débito Directo SEPA.

- Se o seu cartão começa por 4194 ou 4228 imprima e preencha este formulário :

- Se o seu cartão começa por 4064 imprima e preencha este formulário :


O documento de Autorização de Débito Direto SEPA deverá ser, devidamente preenchido, assinado e deverá ser acompanhado por uma fotocópia do documento de identificação e pelo comprovativo da titularidade da conta do IBAN fornecido.

Não é permitida a utilização de caneta corretora ou rasurar o documento de Autorização de débito direto.

Se quer cancelar o Débito Direto (DD) associado ao seu cartão WiZink

Utilize o link abaixo para imprimir o seu pedido de cancelamento de DD

O documento de cancelamento de DD deverá ser devidamente preenchido, assinado e deverá ser acompanhado por fotocópia do documento de identificação .

Deverá enviar o seu documento com pedido de cancelamento devidamente preenchido e assinado e respetiva documentação anexa, por correio ou e-mail, para:
 

Email: cliente@barclaycard.pt
WiZink Bank
Av. da Liberdade, nº 131, 1º Piso
1250-140 Lisboa

Para qualquer esclarecimento adicional, encontramo-nos à sua inteira disposição através do WiZink 24